Se você quiser sustentar o crescimento constante do seu website, é importante avaliar regularmente e garantir que o site seja otimizado para isso.
A maneira mais fácil de fazer isso é realizar uma auditoria de SEO.
Normalmente, as auditorias de SEO podem levar dias, se não semanas, para serem concluídas e acabam custando muito dinheiro em ferramentas ou profissionais para lidar com elas. Mas, com as ferramentas certas (e este guia), você está prestes a aprender como realizar uma auditoria de SEO que leva horas, não semanas, não requer nenhum conhecimento técnico avançado e é totalmente gratuito.
O que é uma auditoria de SEO?
A otimização de mecanismos de pesquisa é complicada.
Implica manter o seu site, o conteúdo e a tecnologia de acordo com os algoritmos de classificação do mecanismo de pesquisa e seus requisitos caprichosos. A pior parte é que você pode fazer quase tudo certo, mas ignorar apenas uma coisa pode acabar atrapalhando seu crescimento.
Uma auditoria de SEO é um processo no qual você executa verificações rigorosas em determinados fatores que afetam a capacidade do seu site de gerar tráfego e, posteriormente, fazer ajustes. Ao conduzir auditorias de SEO regularmente, você pode garantir que todos os aspectos do seu site que afetam o SEO estejam funcionando conforme o esperado e que seu site continue gerando tráfego de pesquisa.
Por que é necessária uma auditoria de SEO?
No campo da engenharia, há um ditado comum que diz:
“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”
A mesma filosofia se aplica ao SEO. Se você não tem nenhum método para acompanhar seus esforços de SEO, como você pode saber se o que está fazendo está funcionando?
Para começar a avaliar seus esforços, você precisa começar com uma linha de base que, nesse caso, será o estado atual do seu site como resultado do trabalho que você vem fazendo até agora. Conduzindo uma auditoria de SEO irá fornecer-lhe as informações necessárias que lhe permitirá construir em cima de seus esforços existentes e configurar seu site para o sucesso.
Em geral, você deve tentar concluir uma auditoria de SEO a cada trimestre ou, conforme vê (positivas e negativas), alterações no tráfego para poder acompanhar o que pode ter causado essas alterações e por que esse é o caso.
Como realizar uma auditoria de SEO
Como mencionamos anteriormente, o SEO é um processo complicado, com muitas partes móveis – não seria uma indústria se aproximando da marca de US $ 80 bilhões. Assim, enquanto alguns dos testes em uma auditoria de SEO podem ser feitos manualmente, ter uma ferramenta coloca você em vantagem e economiza um bom tempo. Para mostrar como você pode conduzir um SEO sozinho, usaremos o Rank Math para WordPress (nosso plugin WordPress SEO) porque ele permite que você automatize um grande número de tarefas demoradas e conduza uma auditoria abrangente de SEO do seu site em apenas um único clique. No entanto, se você (por algum motivo maluco!) não estiver usando o plugin Rank Math para WordPress, também estaremos cobrindo outras maneiras de fazer os testes sozinho.
Então, sem mais delongas, vamos direto ao que interessa.
- Verifique se o seu site está usando um único URL
Dependendo de como você configurou seu site, tanto a versão www quanto a não www podem ser acessadas. Isso significa que seu website pode ser acessado pelos dois URLs a seguir:
https://www.seuwebsite.com
https://seuwebsite.com
Idealmente, só deve ser acessível a partir de um dos itens acima – o que significa que se alguém tentasse acessá-lo da versão www, por exemplo, ele os redirecionaria automaticamente para a mesma página na versão não www (ou vice-versa).
Isso é importante porque, se o seu site estiver acessível em ambas as versões, o Google (e outros mecanismos de pesquisa) poderá indexar as duas versões do seu site, o que pode resultar em problemas de conteúdo duplicados.
Se você fez a escolha inteligente para conduzir esse SEO usando o Rank Math, o plug-in permite que você verifique se o seu site tem esse problema e relata o status no Relatório de auditoria de SEO.
Se você preferir verificar isso manualmente, tente acessar seu site usando as versões www e não www e veja se os dois acabam levando você para qualquer uma das versões. Nesse caso, o redirecionamento já foi configurado corretamente.
Como consertar a canonização? (Fixe o www e não-www)
Se o seu site estiver acessível nas versões www e não www, existem algumas possíveis soluções que podem ser implementadas para resolvê-lo. A solução mais comum será verificar se você especificou o URL correto dentro do WordPress.
Se o seu site for acessível e exibir o mesmo conteúdo nas versões www e não www, existem algumas maneiras possíveis de resolver esse problema.
O mais comum e a primeira coisa que você deve verificar é se você especificou o endereço correto do WordPress (URL) em Configurações do WordPress > Geral. Conforme mostrado abaixo, aqui você verá qual variação do URL do seu website foi definida como padrão no WordPress.
Em certos casos, a opção para editar o URL pode estar indisponível (acinzentado). Se esse for o caso do seu site, não se preocupe, significa apenas que a configuração foi codificada no arquivo wp-config.php do seu site. As configurações dentro do arquivo wp-config.php substituem as configurações na sua área de administração do WordPress, o que faz com que a configuração fique indisponível.
Se suas configurações estão acinzentadas, você teria que editar o arquivo wp-config.php diretamente para fazer alterações em seu URL. Use seu cliente de FTP preferido para acessar seu servidor e edite o arquivo. As regras que você está procurando no arquivo wp-config.php são as seguintes:
Defina (‘WP_HOME’,’http://seudominio.com’);
Defina (‘WP_SITEURL’,’http://seudominio.com’);
Quando encontrá-los, lembre-se de alterar os valores para o URL desejado e salvar o arquivo.
Depois de alterar o URL, você também precisa redirecionar todos os seus URLs antigos para os novos URLs. Para fazer isso, acesse o arquivo .htaccess e adicione o seguinte trecho de código a ele:
RewriteEngine On RewriteCond %{HTTP_HOST} ^seudominio.com [NC] RewriteRule ^(.*)$ http://www.seudominio.com/$1 [L,R=301] |
Na maioria dos casos, se você não tiver certeza de como cuidar disso, entre em contato com o seu provedor de hospedagem e encaminhe-os para esta etapa deste tutorial e eles (provavelmente) ficarão mais do que felizes em cuidar disso para você.
Certifique-se de substituir ‘seudominio.com’ por seu domínio real (obviamente). Além disso, no exemplo acima, a versão não www está sendo redirecionada para a versão www. Se você está tentando fazer o oposto e
RewriteEngine on RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.seudominio\.com [NC] RewriteRule ^(.*)$ http://seudominio.com/$1 [L,R=301] |
preferir a versão não www, use o seguinte código:
Novamente, se isso não for algo que você se sinta à vontade para modificar sozinho, entre em contato com seu host e informe a eles o que você está tentando fazer.
2. Verifique se o seu site está usando um certificado SSL
Quando instalado, um SSL (Secure Socket Layer) assegura que toda a comunicação entre o usuário e seu site é criptografada e, portanto, assegura que todas as informações que estão sendo transferidos tornando-o menos suscetível para hackers. Tornou-se um padrão para sites que coletam qualquer tipo de informação pessoal (especialmente sites que processam pagamentos) porque é importante que os dados estejam seguros.
Além das vantagens quando se trata de segurança, os mecanismos de busca como o Google agora também valorizam a importância de um certificado SSL configurado corretamente e, portanto, começaram a usá-lo como um fator de classificação.
O Rank Math para WordPress também verifica se o seu site está usando um certificado SSL e relata o status no Relatório de Auditoria do SEO.
Para verificar manualmente se o site está configurado corretamente com um certificado SSL, basta olhar para o URL. Se o URL do seu website começar https, você estará usando o SSL. Se o URL começar http, você não está usando SSL.
Veja como ficará no navegador Google Chrome:
E se o seu site não estiver usando um certificado SSL?
Dica profissional: se você ainda não estiver fazendo isso, recomendamos que você instale um certificado SSL, pois ele mantém os dados de seus visitantes seguros, gera confiança e garante que o Google não penalize seu site nos resultados de pesquisa.
A boa notícia é que é fácil e gratuito obter um certificado SSL. Empresas como a Let’s Encrypt oferecem certificados SSL gratuitos. Aqui está um tutorial detalhado sobre como instalar certificados SSL do Let’s Encrypt para sites habilitados para cPanel . O tutorial segue o exemplo de um site hospedado no SiteGround, mas também é aplicável a outros serviços de hospedagem na web.
TL; DR: Certifique-se de ter um certificado SSL instalado em seu site e também se certifique também de que o não seguro (a versão HTTP) do seu site seja redirecionado para a versão segura (https).
3. Verifique as configurações de visibilidade do WordPress
Quando seu site ainda estiver sendo desenvolvido, você não desejará que nenhum mecanismo de pesquisa rastreie e indexe seu website, pois o conteúdo provavelmente estaria incompleto e o design do site não seria o ideal. O WordPress entende isso e tem uma opção interna para desencorajar os mecanismos de busca a indexar seu site. Você encontrará a opção em Configurações do WordPress> Leitura.
Como o WordPress permite que você ative essa configuração durante o processo de configuração, você pode esquecer de desativá-la quando o site estiver pronto.
Quando você realiza uma auditoria de conteúdo com o Rank Math SEO para WordPress, ele detecta automaticamente se essa configuração foi deixada acidentalmente. Você verá na seção de SEO Básico…
Se você tiver esquecido de desativá-lo assim que seu site estiver pronto para ser indexado e disponível para leitores/visualizadores, faça-o imediatamente para notificar os mecanismos de pesquisa de que eles podem começar a indexar seu site o mais rápido possível!
4. Verifique a sua estrutura Permalink dentro do WordPress
A Estrutura Permalink é o que determina como o WordPress criará os URLs para as postagens que você criar. Há duas coisas a considerar ao escolher sua estrutura permalink preferida para o seu site:
- A estrutura do URL
- O próprio URL
Embora haja várias maneiras de estruturar a URL, a estrutura de URL mais simples e eficaz é seuwebsite.com/blog/nome-do-post.
Leia também: Google Ads x Busca Orgânica: qual a melhor estratégia?
Durante uma análise de SEO, use o Rank Math para WordPress para garantir que sua estrutura de URL é ideal.
Você também pode verificar sua estrutura de URL manualmente abrindo qualquer um dos seus posts e verificando o formato do URL.
Você também pode verificar sua estrutura de URL manualmente abrindo qualquer um dos seus posts e verificando o formato do URL.
Então há o permalink em si. Quando você cria um novo post ou página, o WordPress cria automaticamente um título para ele, mas isso tende a ser muito longo, o que não é ideal do ponto de vista do SEO.
O Google e outros mecanismos de pesquisa preferem títulos mais curtos, pois não são truncados e transmitem de forma concisa o assunto da postagem. Os URLs mais curtos também são preferidos pelos usuários e foram mostrados para ajudar a alcançar uma taxa de cliques mais alta.
Para garantir que suas postagens (e páginas) tenham URLs breves e concisos, clique no botão de edição ao lado do URL sugerido e digite o link permanente de sua escolha. Veja como mudamos a desta postagem:
Como resolver este problema
Se as suas URLs não estiverem definidas para /blog/%nomedopost/, você verá um aviso no Relatório de Análise de SEO do Rank Math para WordPress. Para corrigir o problema, vá para o seu menu WordPress e navegue até Configurações> Permalinks. Lá, você verá todos os modelos que o WordPress suporta por padrão, e você também pode criar um modelo personalizado. Escolha a opção nome do post, que irá definir seus Permalinks para seusite.com/nome-do-post.
Não esqueça de salvar suas configurações.
Aviso: Alterar sua estrutura de permalink irá alterar os URLs de todas as suas mensagens existentes, o que causará muitos erros 404. É altamente recomendável que você realize essa etapa em um novo website ou crie redirecionamentos dos URLs antigos para os novos URLs para evitar problemas.
5. Verifique se você configurou um plug-in de cache
Toda vez que um visitante acessa seu site, o cliente (o computador do visitante) faz um ping no servidor (o host da Web do seu site) para buscar oconteúdo, como banco de dados, imagens, CSS, fontes e outros ativos.
Isso tudo leva tempo.
Para economizar tempo, os servidores usam o armazenamento em cache, que é um método de concluir todas as tarefas antes que um usuário chegue. Dessa forma, quando um usuário acessa uma página do seu site, todo o trabalho já foi feito e o tempo de carregamento da página é reduzido significativamente.
Durante uma análise de SEO do Rank Math para WordPress, isso é relatado na seção de desempenho.
Como consertar este problema
Se o seu site não estiver usando um plug-in de cache (ou algum tipo de cache no nível do servidor), sua taxa de rejeição será alta porque, de acordo com os visitantes do site do Google (agora mais do que nunca), espera-se que um site seja carregado rapidamente .
E, se isso não acontecer, eles vão sair e ir para um site diferente. Como resultado desse comportamento do usuário, a velocidade da página agora é um algoritmo de classificação.
No entanto, como é o caso de qualquer coisa relacionada ao WordPress, há um monte de plugins de cache lá fora para resolver este problema. Recomendamos o W3 Total Cache, pois ele é um plugin fantástico que é regularmente atualizado com novos recursos e otimizações.
Configurar o armazenamento em cache pode ser um processo complicado e intimidador, mas não se preocupe, pois escrevemos um guia extenso para ajudá-lo a configurar o W3 Total Cache, que auxiliará você e seu site a aumentar a velocidade. Nosso guia também inclui uma cópia das configurações ideais para o plugin que você pode baixar e simplesmente fazer o upload para o seu site.
Tempo de Resposta do Servidor 5.1
Há duas coisas a considerar ao avaliar o desempenho do seu site: desempenho e capacidade de resposta.
A capacidade de resposta define com que rapidez o seu servidor responde às solicitações. Uma métrica que pode ser usada para avaliar isso é o tempo até o primeiro byte (TTFB).
Para o melhor desempenho possível, o TTFB do seu site deve ser o mais baixo possível – e como você deve ter adivinhado – Rank Math para WordPress verifica isso em sua análise de SEO para que você não precise se preocupar!
Como corrigir a resposta lenta do servidor
Se o tempo de resposta do servidor for lento, não há muito o que fazer para salvar o desempenho do seu site, exceto a alteração do provedor de hospedagem. Nos recomendamos o hostwn. Avance para um host melhor para obter melhor desempenho.
6. Verifique se você verificou seu site com o Google Search Console
O Google oferece um conjunto de ferramentas para os proprietários de websites, que eles podem usar para entender e resolver problemas que o Google encontra ao indexar seu website. O conjunto de ferramentas é conhecido como Google Search Console, e recomendamos que você crie o hábito de conectar todos os seus sites a ele, assim como já deveria estar fazendo para o Google Analytics.
Como você já deve saber, é importante que você conecte seu website ao Google Search Console para que você possa resolver os problemas de maneira proativa e coletar informações adicionais sobre seu website.
Geralmente, você teria que passar pelo longo processo de fazer login no Google Search Console quando quiser ver os dados que coletou para você. Mas, com o Rank Math para WordPress, você pode ver todas as suas métricas importantes dentro do WordPress.
Ao realizar uma análise de SEO com SEO Rank Math para WordPress, ele verifica automaticamente se o site está vinculado ao Google Search Console.
Como resolver este problema
Se seu website ainda não estiver conectado ao Google Search Console, você estará perdendo dados valiosos que podem ajudar você a melhorar seu website e corrigir os problemas que surgirem. Portanto, recomendamos fortemente que o faça.
Se você usa o Rank Math para WordPress, verificar o seu site com o Google Search Console é extremamente fácil e rápido. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso.
Se você não estiver usando Rank Math para WordPress, o processo é um pouco mais complicado. Faça login no Google Search Console e encontre a opção Adicionar propriedade. A opção estará em um local diferente com base no fato de você já ter outras propriedades no Search Console ou se for sua primeira propriedade.
Digite o endereço do seu site na seção Domínio e clique em “Continuar”.
O Google Search Console sugere algumas formas de verificar seu site. Use qualquer um dos métodos e aproveite as análises avançadas que o Google Search Console fornece.
7. Verifique se o seu site tem um sitemap compatível
Um sitemap é simplesmente um índice detalhado de URLs de suas postagens, páginas e conteúdo que você deseja que os mecanismos de pesquisa rastreiem. Existem três tipos principais – sitemaps que são usados durante o planejamento de um site por seus designers, listagens visíveis para humanos e listagens estruturadas destinadas a rastreadores da Web, como mecanismos de pesquisa.
Você teria que usar outro plug-in de terceiros para criar um sitemap para o seu site. Mas se você tiver o Rank Math para WordPress instalado, ele criará automaticamente um sitemap amigável ao Google para você. Durante o processo de auditoria de SEO, ele também fará uma verificação se o sitemap for criado e acessível.
Durante a análise de SEO, Rank Math para WordPress também realiza uma verificação para ver se o sitemap foi criado e está acessível.
Como consertar este problema
Ter um sitemap é importante, pois ajuda os mecanismos de busca (como o Google) a entender e indexar o conteúdo do seu site com mais eficiência.
Se você estiver usando o Rank Math para WordPress, certifique-se de que o módulo sitemap esteja habilitado e configurado corretamente. A lista de módulos pode ser encontrada em Rank Math> Dashboard, e as configurações do sitemap estão disponíveis em Rank Math> Sitemap Settings.
Se você não estiver usando o Rank Math para WordPress, existem outros plugins disponíveis que farão o trabalho para você. Uma opção popular é o Google XML Sitemaps .
8. Encontre e corrija links quebrados
Em um site em crescimento, você precisa adicionar, remover e atualizar o conteúdo constantemente. Isso resulta em links quebrados. Quando um usuário tenta acessar uma URL que está quebrado, ele recebe um erro 404.
Embora o Google tenha dito que eles não consideram os erros 404 como um sinal de classificação, isso ainda afeta a experiência do usuário. Portanto, você deve procurar ativamente por links quebrados e corrigi-los o mais rápido possível.
Felizmente, Rank Math para WordPress salva o dia (mais uma vez!)
Usando o Rank Math para WordPress, você pode automatizar o processo de encontrar todos os links quebrados em seu site.
Você pode acessar o 404 Monitor navegando para Rank Math> 404 Monitor.
Aproveite e entenda o que é backlinks e para que servem
Aqui, você verá todos os links quebrados que causaram um erro 404 no seu site. Você pode classificá-los, pesquisá-los e até corrigi-los redirecionando qualquer um dos URLs que causaram um erro a uma nova postagem ou página.
O módulo de redirecionamento precisa estar habilitado para fazer isso.
Como corrigir links quebrados sem Rank Math
Se você não está usando SEO Rank Math para WordPress e ainda está curioso sobre links quebrados em seu site, existem algumas soluções que você pode usar.
Primeiro, você pode verificar todos os links quebrados de seu website no Google Search Console. Selecione a propriedade apropriada e verifique o relatório de cobertura. O relatório mostrará todos os erros que o Google encontrou no seu site, incluindo os 404s.
Alternativamente, você pode usar um plugin para fazer o trabalho para você. O Link Checker Plugin é apenas um exemplo de um plugin que pode ajudá-lo a encontrar possíveis links quebrados em seu site.
9. Otimizações de Conteúdo
Como você deve saber, o conteúdo de um site é tudo. Para maximizar o tráfego do mecanismo de pesquisa, seu conteúdo também deve ser bem otimizado.
A otimização de conteúdo geralmente é um processo longo e complicado, mas o Rank Math SEO para WordPress torna fácil encontrar todas as áreas que você pode aperfeiçoar.
Na análise de SEO, procure as seções a seguir para otimizar seu conteúdo.
9.1 Focus Keywords
O relatório de palavras-chave da Focus informa sobre todas as postagens, produtos (se você usar o WooCommerce), páginas e outros tipos de conteúdo que não tenham um conjunto de palavras-chave. Você encontrará este relatório na seção de SEO Básico da Análise de SEO da Rank Math. Se você não tiver certeza do que isso significa, leia mais sobre a Pesquisa de palavras-chave.
9.2 Corrigindo Otimizações de Conteúdo
Recomendamos que você visite cada uma das páginas, postagens e produtos com palavras-chave de foco ausentes e trabalhe na lista. O processo é relativamente simples. Abra o post no seu editor favorito (Gutenberg ou Classic) e vá até o Rank Math para o WordPress Meta Box.
Quando você estiver lá, adicione uma ou mais (até cinco) palavras-chave postagem.
Aguarde alguns segundos para que o Rank Math SEO processe suas palavras-chave, depois, você verá que o Rank Math SEO informa as várias maneiras de otimizar seu conteúdo para suas palavras-chave. Use as informações avançadas de conteúdo que você encontrará no Rank Math SEO para WordPress Meta Box para melhorar sua publicação. Percorra a lista de recomendações que a Rank Math oferece e, ao mesmo tempo, certifique-se de que seu conteúdo reflete a intenção de pesquisa da palavra-chave que você está segmentando.
9.3 Otimizações de títulos
Usar as palavras-chave de foco desejadas no título do post é uma maneira infalível de garantir que seu título esteja no tópico, o que foi mostrado para ajudar você a gerar mais tráfego a partir da pesquisa. Durante a análise de SEO, o Rank Math para WordPress também mostra todos os posts onde a palavra-chave não foi usada no título.
Como consertar isto
Ter a palavra-chave de foco no título é importante por dois motivos. Não só é importante para o SEO, mas também ajuda o usuário a entender sobre o que é seu conteúdo, o que acaba levando-o a clicar em seu resultado nas SERPs. Percorra todos os posts, páginas e produtos que o Rank Math para WordPress recomenda.
Dica Pro: Rank Math para WordPress só pode dizer quando um post não tem a palavra-chave foco no título depois de definir uma palavra-chave de foco. Depois de definir a palavra-chave de foco para todas as postagens que ainda não foram definidas, você deverá executar a auditoria novamente para encontrar mais postagens que talvez não tenham um título descritivo relevante.
10. Esquemas (também conhecidos como rich snippets)
O esquema, ou Rich Snippets, refere-se ao código que você adiciona ao seu site ou publicação, o que fornece aos mecanismos de pesquisa informações adicionais sobre sua postagem. Os motores de busca, em seguida, usam isso para exibir informações extras sobre sua postagem nos resultados da pesquisa.
Há uma boa chance de você já ter experimentado o resultado da marcação do esquema. Se você viu um resultado com uma classificação próxima a ele, sabe do que estamos falando.
Todos os detalhes destacados na imagem acima foram extraídos da própria marcação de esquema do site.
Para adicionar dados de marcação à sua postagem, navegue até a seção Rich Snippet do Rank Math para o WordPress Meta Box.
Escolha a opção apropriada para sua postagem nos 14 tipos diferentes de Esquema disponíveis.
Quando você realiza uma auditoria de SEO com o Rank Math, ele verifica a presença de metadados do Esquema no seu site e informa sobre o status na seção de SEO Avançado da Análise de SEO.
Como adicionar o esquema sem rank matemática SEO
Existem muitos plugins e temas que lhe permitem adicionar marcações do esquema ao seu site, e o Schema é um dos melhores, e também é gratuito. Se você está procurando uma solução paga, o Themes Schema também é uma ótima opção a ser considerada.
Depois de adicionar o plug-in de sua escolha e adicionar dados de esquema às suas postagens, você pode verificar se ele foi adicionado corretamente usando a Ferramenta de teste de dados estruturados do Google .
11. Otimização de imagem
As imagens otimizadas podem percorrer um longo caminho para trazer tráfego segmentado de pesquisa. Portanto, é absolutamente importante otimizar as imagens em seu site da melhor maneira possível. Para obter os melhores resultados, você deve otimizar as seguintes coisas.
A otimização de imagens é outra coisa importante a considerar ao otimizar todo o site para pesquisa. Para obter os melhores resultados, recomendamos otimizar os seguintes itens:
- Nome da imagem
- Tamanho da imagem
- Texto alternativo
O nome da imagem é bastante óbvio. Sempre dê nomes descritivos às suas imagens e inclua suas palavras–chave alvo, se for adequado. Aqui estão alguns exemplos de como fazer isso.
- Imagem 1.jpg <- Não é um nome ideal
- otimizaçãodeimagemrankmath.jpg <- Melhor, mas pode ser melhorado
- otimização de imagem em rank math.jpg <- Bom
- otimzação_de_imagem _em_rank_math.jpg < – melhor
- otimizão-de-imagen-no-rank-math.jpg <- Outra variação
O uso de espaços em um nome de imagem não é obrigatório e nem é recomendado em muitos casos.
É melhor usar hifens ou sublinhados no nome da imagem.
O próximo é o tamanho da imagem. Esta é uma parte comumente negligenciada do processo de otimização de imagem e tem um efeito enorme sobre SEO.
Idealmente, você gostaria de que suas imagens tivessem o menor tamanho, mas ainda ser relativamente de alta qualidade.
Para isso, você pode compactar suas imagens antes de carregá-las ou usar um dos muitos plugins de otimização de imagem do WordPress disponíveis para escolher, para não precisar se preocupar com isso. Ambas as abordagens funcionam bem.
Também é importante que você não esqueça de redimensionar suas imagens para que elas estejam na resolução apropriada.
O raciocínio por trás disso é que simplesmente não faria sentido ter uma imagem de dimensões de 4000 × 2000 pixels se a largura máxima do seu site fosse de apenas 1500 pixels. Não apenas você está armazenando imagens de tamanhos maiores de arquivos, mas também está usando largura de banda extra e consumindo recursos do servidor. Para evitar esse problema, sempre redimensione suas imagens antes de enviá-las.
Você pode verificar o tamanho de cada uma das suas imagens na galeria de mídia do WordPress. Basta abrir a imagem e você poderá ver o tamanho da imagem ao lado da imagem com outras informações.
A maneira final de otimizar suas imagens é verificar o texto alternativo. O texto alternativo é uma parte opcional do texto que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o que é a imagem.
O Rank Math para WordPress verifica todas as imagens em seu site para ver se elas têm o texto alternativo associado a elas. Isso ajuda você a listar as imagens com tags ausentes para que você possa adicionar tags rapidamente para otimizá-las.
Como corrigir problemas relacionados a imagens
Se você não estiver usando SEO Rank Math para WordPress, então você precisará usar uma combinação de vários plugins de terceiros, como:
- Para nomes de arquivos de imagem: Renomear e reenviar as imagens será um pesadelo. Você pode usar um plug-in como o Phoenix Media Rename para começar a renomear suas imagens dentro do WordPress.
- Para adicionar um texto alternativo: Existem muitos plugins que podem adicionar texto alternativo às imagens, e ver se as imagens otimizadas para SEO são boas.
- Para Compactar Imagens: Novamente, existem muitos plugins que fazem um trabalho fantástico, e o Smush Image Compression tem uma reputação espetacular.
12. Verifique a otimização móvel
É provável que a maioria dos visitantes do seu website esteja usando seus celulares para acessar seu website. Para atendê-los bem, é absolutamente importante que seu site seja responsivo e otimizado para celulares.
O Rank Math para WordPress permite que você verifique a otimização do seu site para dispositivos móveis e também a visualização do seu site nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis.
Como corrigir problemas de otimização móvel
Para simplificar, se o seu site não estiver otimizado para celulares a partir de 2019, você está com problemas.
Mais da metade do tráfego da Web no mundo é por meio de telefones celulares, e não ter um website otimizado para celular seria completamente negligente se você estiver tentando otimizar seu website para pesquisa.
Para resolver esse problema, a maneira mais fácil (e melhor) seria alternar para um tema responsivo. Os temas responsivos são criados de forma a ajustar automaticamente o conteúdo com base no dispositivo em que estão sendo visualizados.
CONCLUSÃO
A realização de uma auditoria de SEO é, sem dúvida, uma parte essencial da otimização do seu site para maximizar a quantidade de tráfego gerado a partir da pesquisa. As formas tradicionais de auditar o seu site podem funcionar, mas não são fáceis de fazer e, em alguns casos, nem mesmo são possíveis. Com Rank Math SEO para WordPress, você pode realizar uma auditoria profissional de SEO do seu site e corrigir todos os problemas identificados em algumas horas, não em semanas para que você possa finalmente dar o pontapé inicial no crescimento do seu site.
Se você tem alguma coisa para adicionar ou tem alguma pergunta – por favor, sinta-se livre para deixar um comentário abaixo!
Artigo original: https://rankmath.com/blog/seo-audit/
Autorizado por: https://rankmath.com/ – Melhor ferramenta de SEO para WordPress.
2 respostas
I conceive other website owners should take this website as an example , very clean and excellent user pleasant design.
Nossa gostei muito do seu site! Vou começar a acompanhar mais vezes! Conteúdo de muita qualidade!