SEO: Por que otimizar o uso de links internos?

0

Você deseja melhorar as estratégias de SEO (Search Engine Optmization) no seu site? Saiba por que otimizar o uso de links internos é importante para suas páginas e alcance ótimos resultados. Aqui neste artigo, vamos apresentar tudo o que precisa saber sobre o assunto, confira!

Links internos: Importância

Links internos são hiperlinks encontrados em nosso site sem destino para um site externo, sendo somente da nossa própria página.

Esses links podem apontar para qualquer parte da página: homepage, um artigo do blog, uma categoria ou uma folha de produto.

Descubra a importância dos links internos para SEO e algumas dicas para aproveitar todo o seu potencial na sua estratégia de posicionamento web.

Por que a ligação interna é importante?

  • Ela permite que usuários e mecanismos de pesquisa naveguem em nossa página.
  • Ajuda a transferir o trabalho com os links em nossa página
  • Aumenta o tempo gasto na página e melhora a experiência do usuário
  • Permite-nos reforçar qualquer página ou artigo.

Dicas para fazer link interno do jeito certo

Dicas e recomendações que você deve ter em mente ao planejar os links internos do seu site:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é HAGZ3B_MIYPW9lEIIZh6ogdBAMxBsC9TPNmULiHHnt5EBqEjxsIl5C3ys-coBumxd4VOaz-VBzRCjGqwbR_XO7gVrdXz_kIWA2Jj60vnBGlF6CLAEChzDuRaI8T5EAaYGpI_GqBy

Crie links de navegação em texto simples

Evite usar menus e links de navegação em imagens, Flash ou Javascript; porque são formatos que carregam muitos problemas de rastreamento.

Sites que usam texto simples obtêm melhores resultados no posicionamento orgânico, já que a capacidade de indexação e rastreabilidade são melhores.

Cuide do texto âncora dos links

Use suas palavras-chave como texto âncora dos links internos que você cria. Mas não caia na otimização, pois você pode sofrer uma penalidade algorítmica.

Não transfira muito link juice para páginas sem importância

Evite criar links de entrada para páginas sem importância de pouco valor orgânico, como termos legais, termos de uso, formulários de contato, entre outros.

Criar links cruzados

Crie ligações cruzadas entre as páginas mais importantes e as páginas relacionadas. É uma prática muito útil em blogs e em e-commerce.

Isso nos ajudará a melhorar as estatísticas de análise da web, como o número de visualizações de página, reduzir a taxa de rejeição ou até mesmo melhorar as taxas de conversão.

Tente ter poucos níveis de página

A força dos links é perdida à medida que diminuímos os níveis, portanto, uma página da Web com uma estrutura de “árvore” pode fazer com que as páginas dos níveis inferiores não recebam tanta força quanto às anteriores.

O Google dá mais importância aos links de primeiro nível, aos links de segundo nível e assim por diante. Ou seja, quanto mais profunda, menos linkjuice a página terá; portanto, você deve controlar o número de links e o nível de profundidade de sua página, mantendo-os dentro dos níveis de navegação aceitáveis.

Adicione links diretos para as páginas mais importantes

Levando em conta o ponto anterior, é interessante criar links diretos para as páginas de estrelas que estão em níveis mais baixos e que recebem pouca força. Desta forma, podemos destacar algumas folhas de produtos de e-commerce, que geralmente estão em níveis mais baixos.

Para isso, podemos criar links de casa para os nossos produtos estrela, gerando assim um forte link interno e transferindo grande autoridade para essas páginas.

Cuide do número de links em cada página

Cada link em uma página transcende a força e o valor, portanto, não coloque links em excesso, somente os que forem necessários. Se houver dois links no site (um para serviços e outro para contato), essas duas páginas terão muito mais autoridade e mais intensidade do que se tivesse um link para 10 sites diferentes.

Use breadcrumbs no seu site

Breadcrumbs ou barras de navegação são links que ajudam o usuário a navegar na web, lembrando-os do caminho que eles seguiram.

Além de melhorar a navegabilidade e a usabilidade da Web, elas ajudam a fortalecer o serviço de link interno.

Crie links no conteúdo do seu site

Sempre que possível e naturalmente, use o texto do conteúdo do seu site ou do blog para direcionar o usuário para outras páginas internas.

Em suma, aproveite ao máximo sua estratégia de links internos e não desperdice seu potencial de SEO. Você irá notar como é possível conseguir bons resultados com essa estratégia. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.