SEO: como a plataforma de e-commerce pode interferir

Giovanna Quaresma
Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.

Índice do artigo

Índice do artigo

Estratégias de SEO podem ser muito vantajosas! Elas podem atrair clientes e impactar positivamente as vendas do seu e-commerce! Além disso, as taxas de conversão também aumentam e muito quando as estratégias de SEO são aplicadas à uma loja virtual! Por fim, adotar estratégias de SEO pode levar o seu site para as primeiras posições do Google!

E, talvez seja por isso que o SEO seja tão importante para um e-commerce, afinal, o Google domina mais de 90% do mercado mundial de buscadores e recebe cerca de 5 bilhões de buscas por dia.

Então, o SEO pode ser a peça chave para o seu sucesso e o da sua empresa. Mas, para ele realmente funcionar, é preciso ter uma plataforma de e-commerce de qualidade, mas o que isso significa?

Bom, é exatamente sobre isso que o post de hoje irá falar!

O que é SEO?

Estratégias de SEO tem como objetivo aumentar os números de vezes em que sua loja é encontrada em motores de busca, como o Google

O Google, hoje em dia, consegue identificar más práticas, oferecendo  o melhor resultado para o que as pessoas buscam. Ou seja, seus algoritmos que identificam más e boas práticas visam valorizar os sites que oferecem a melhor experiência para o usuário, e penalizam aqueles que tentam ludibriar o buscador.

Desse modo, para trabalhar com SEO, você deve oferecer conteúdos de qualidade, um layout agradável, uma navegação eficiente, entre algumas outras ações são estratégias que fazem o SEO de uma loja virtual melhorar.

Assim sendo, fazendo isso, o Google irá ver que você está oferecendo uma ótima experiência para as pessoas e que seu site é uma referência para o seu público. Estar bem posicionado é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Como a plataforma de e-commerce pode interferir no SEO da sua loja

Primeiramente, uma plataforma de e-commerce consegue interferir tanto positivamente quanto negativamente no SEO de uma loja virtual

Positivamente, como? Bom, sendo uma plataforma com SEO amigável.

Negativamente quando ela é o contrário disso. Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Portanto, para que sua loja siga 100% as boas práticas do SEO, sua plataforma deve adequar-se. Mas, como?

A iSET, por exemplo, é uma plataforma que sempre está na vanguarda das boas práticas de SEO. Muitas das otimizações são automáticas ou semi-automáticas (permitem personalização) enquanto várias outras você possui total controle.

Para você saber cada detalhe em que uma plataforma de e-commerce pode interferir, separei uma lista bem simples! Fique atento!

Title e Meta Description editáveis

Primeiramente, a plataforma de e-commerce deve permitir a personalização de títulos SEO, de palavras-chave e a inserção de textos, como as descrições de produtos.

Pois, um fator de ranqueamento é a presença dos termos-chave nas chamadas heading tags do código-fonte do site, expressas hierarquicamente em h1, h2, h3, etc. A Meta description é o texto exibido em cada site quando ele aparece na página de resultados. Junto ao título, esse é um dos principais fatores que vão fazer com que a pessoa decida clicar ou não naquela opção.

Em lojas virtuais hospedadas na plataforma de e-commerce iSET, é possível personalizar Título da Página do produto, as Palavras Meta do produto e a Descrição Meta do produto. Quando estes campos não são personalizados, a plataforma gera de forma automática com base nas informações do produto.

E isso é muito importante e é uma das formas como uma plataforma pode interferir no SEO deu uma loja virtual. Uma plataforma que permite essa personalização está interferindo positivamente, um plataforma que não possibilita essa alteração está interferindo negativamente, por exemplo.

Possibilidade de preenchimento ou de adicionar o atributo ALT na Tag imagem

Mas o que é tag alt text? A tag alt text corresponde ao texto que será exibido caso a imagem não consiga ser carregada e é uma das principais maneiras como os mecanismos de busca identificam o conteúdo desse elemento.

A iSET vem como exemplo novamente nesse quesito. A plataforma permite que sejam criados Grupos de Tags que atendem a múltiplos propósitos nos produtos cadastrados na loja virtual. É possível definir múltiplos valores para cada Tag. 

Essa interferência que a plataforma faz é muito benéfica para as lojas virtuais hospedadas nela, uma vez que essa tecnologia é muito bem vista pelo Google, posicionando melhor o e-commerce que a usa!

Possibilidade de criar categorias e subcategorias com relação com a a URL

A categorização dos produtos serve para ajudar o cliente a navegar em sua loja virtual e atrair tráfego orgânico, por isso, ela é tão importante!

Sendo assim, a melhor opção de plataforma é aquela que possibilita o gerenciamento de categorias, permitindo cadastramento, edição e organização das mesmas em ordem alfabética ou manual. 

Muito relevante para o Google, a URL indica o assunto ao qual a página se refere. Opte uma plataforma de e-commerce com SEO amigável que gere links simples, compreensíveis e que contenham a palavra-chave relacionada ao produto ou página em questão.

A plataforma iSET permite a personalização da URL gerada pela loja e a definição de um CSS personalizado para categorias especiais, alterando por completo o layout da loja. Além disso tudo, também é possível personalizar o título, a descrição e as palavras meta para SEO.

Concluindo, a melhor plataforma para e-commerce é aquela que interfere positivamente no seu SEO, não basta só interferir. E agora você já sabe quais são os pontos que a sua plataforma pode interferir de modo benéfico na sua loja virtual.

Sendo assim, antes de escolher, veja as especificações de cada uma, seus recursos, consulte, leia, busque sobre SEO para então você poder avaliar qual a melhor plataforma para e-commerce para você.

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo sobre e-commerce e estratégias de venda clicando aqui!

Agora você já sabe quais são as formas que uma plataforma de e-commerce consegue interferir diretamente na sua loja virtual e quais são os pontos a serem pensados ao contratar uma plataforma! Boa sorte e boas vendas!

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *