Recursos da hospedagem de sites?

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

Você conhece quais são os recursos da hospedagem de sites, além da importância desse fator para a sua página eletrônica? Confira, a seguir, algumas dicas bastante relevantes para o seu site!

Para que o funcionamento de um site aconteça de forma efetiva, é necessário que ele esteja disponibilizado em um servidor. Dessa forma, é necessário que a página esteja hospedada em um servidor que tem a função de armazenar e disponibilizar o endereço na internet.

Existem diversas empresas que prestam esse tipo de serviço e costumam manter milhares de servidores em funcionamento para que os dados dos sites estejam seguros e possam ser acessado o tempo inteiro. Separamos alguns recursos que as empresas costumam disponibilizar para quem contrata o seu serviço de hospedagem de site. Confira!

Espaço em disco

Esse recurso faz referência a quantidade de espaço que uma página pode ter dentro de um servidor. Algumas empresas oferecem pacotes mais vantajosos e que possuem mais espaço em disco e até mesmo espaço ilimitado.

Note que é importante observar se no pacote já estão incluídos o espaço para o  email, uma vez que esse serviço costuma ocupar muito espaço em disco. Preste atenção também ao fato que a hospedagem ilimitada não significa que você tenha todo o espaço para colocar tudo que deseja armazenar, mas sim, que o seu site não tem limite de espaço.

Transferência (ou tráfego)

Esse termo faz referência a quantidade de dados que podem ser usados nas transferências quando alguém acessa a sua página. Isso acontece porque cada usuário faz download de alguns arquivos ao entrar no site.

Os pacotes oferecidos pelas empresas seguem o mesmo esquema do pacote de espaço em disco. É exatamente esse recurso que vai determinar a quantidade de pessoas que podem acessar seu site de forma simultânea.

Domínios

O domínio é o endereço propriamente dito que digitamos no navegador para acessar o site, como por exemplo: www.google.com.br. A hospedagem pode permitir o registro de apenas um domínio ou um conjunto deles.

Se você possui apenas um site, opte pelos pacotes mais básicos e mais vantajosos financeiramente.

Contas de e-mail personalizadas

Ao criar um domínio para o seu site é possível criar contas de email personalizadas. Para exemplificar,  se você tivesse registrado o domínio do site “www.sol.com.br“, você terá direito a e-mails com o mesmo domínio, como por exemplo: suzana@sol.com.br

O acesso desse e-mail poderá ser feita por programas de acessos de caixas eletrônicas, sendo possível acessá-las até mesmo pelo celular. O serviço de correio eletrônico é, em geral, oferecido pelas empresas que trabalham com a hospedagem de sites. Mas preste atenção: observe sempre a quantidade de contas permitidas e as possibilidades de armazenamento. Avalie se a proposta feita corresponde às suas necessidades.

Linguagem de dados

A linguagem utilizada pelas páginas na internet é o HTLM. Porém, saiba que existem outras linguagens que também pode ser utilizadas. Ao contratar um plano de hospedagem observe se o servidor oferecido pelo pacote corresponde a linguagem utilizada pelo seu site. Outro ponto importante são os bancos de dados, que servem para armazenar as informações da sua página.

Nesse caso, vale a pena analisar qual o tamanho de banco de dados que será suficiente para o seu site. 

Painel de controle da hospedagem

Os pacotes também costumam oferecer um painel de controle para os clientes. É por meio desses comandos que será possível organizar e gerenciar o site e sua hospedagem. Através dele você poderá criar emails, modificar senhas, ajustar domínios e iniciar um banco de dados. Em poucas palavras é como se fosse a “ cabine de comando” do seu site.

Assim, se você está pensando em investir no mundo do e-commerce e está em dúvida sobre qual serviço de hospedagem utilizar, nossa dica é ficar bastante atento e analisar que tipo de serviço será suficiente para a sua demanda. Isso será muito importante para evitar que você acabe gastando dinheiro com algo que não vai de fato utilizar e vice-versa.

 Agora que já conhece quais os recursos de uma hospedagem, você poderá fazer a escolha mais consciente e mais adequada para o seu site. Gostou? Compartilhe conosco a sua opinião!

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *