O que é o WordPress: Explicado para iniciantes

0
O que é wordpress? para iniciantes

De todos os sites ou blogs que você visitou hoje, mais de 30% foram elaborados por meio do WordPress. É o que mostra um levantamento da W3Techs. Isso porque a ferramenta gratuita é a mais popular do mundo e totalmente acessível para iniciantes desenvolverem páginas com qualidade e sintonizadas no que há de mais moderno na web.  

Além da facilidade de criação, o WordPress conta com vastas opções de layouts, fato que o consagrou como líder no setor, sendo o preferido de grandes empresas, celebridades, agências de notícias e até mesmo da Casa Branca. Para você entender tudo sobre o assunto, elaboramos este post com dicas imperdíveis. Confira!

O que é o WordPress?    

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo de blogs e sites (CMS) com código aberto escrito em PHP. Controlando mais de 33,6% de todos os sites da internet, a ferramenta é licenciada sob a GPL v2, ou seja, qualquer pessoa pode usar ou alterar o software WordPress de maneira gratuita.

Assim, os usuários podem modificar vários aspectos sem a necessidade de conhecimentos em programação. Dessa maneira, a ferramenta é excelente para iniciantes construírem páginas originais e atrativas com recursos altamente profissionais.

Quem usa o WordPress?    

Atualmente, o WordPress é o software preferido de sites consagrados e também de blogs famosos, como do The New York Times e de personalidades da CNN.

A ferramenta é utilizada por profissionais liberais, artistas, empresas, entre infindáveis exemplos. Podemos citar os sites da Casa Branca, o blog da Microsoft, a página oficial dos Rooling Stones, além de alguns brasileiros, como o blog da elo7, o site da modelo Gisele Bündchen, sem falar no portal de notícias da Gazeta Esportiva, da revista Superinteressante, entre muitos outros.  

Leia: Como deixar o WordPress mais Seguro

Como detém mais de 1/3 de todos os sites e blogs produzidos na web, o WordPress está consolidado desde a sua fundação, em 2003, como a principal plataforma para o desenvolvimento de páginas, ou seja, trata-se de uma excelente escolha para as suas produções.  

Que tipos de sites o WordPress faz?

As opções de blogs e sites no WordPress são bem amplas e você poderá ter um leque de oportunidades para diversos setores, sendo um meio bem atrativo para criatividade.

De blogs pessoais a portfólios, passando pelo comércio eletrônico e sites institucionais, o WordPress tem um vasto leque de escolhas. Os layouts contemplam ainda portais de notícias, páginas de fotografia, música, membership, negócios variados, etc.

Com inúmeras possibilidades, as suas criações terão recursos para qualquer segmento. São mais de 50.000 plugins e 5.000 temas, ambos gratuitos e infindáveis de opções premium (pagas). Assim, podemos afirmar que o WordPress é uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de qualquer tipo de site ou blog.

WordPress, como usar?

A utilização do WordPress é bem simples e funcional. Basta você se cadastrar no site wordpress.org, instalando o sistema em seu host. A partir daí, é hora de se registrar, criando um nome de usuário e senha.

Depois, chega o momento de você escolher o endereço da sua página, podendo ser com hospedagem gratuita ou paga, de acordo com o plano dentro das opções livre, pessoal, premium ou comercial.

Após a escolha, chega o momento de obter um perfil com as suas informações pessoais, enviando um Gravatar (a imagem que representa você na comunidade do WordPress).

Para isso, clique no Meu Perfil em um ícone redondo no canto superior da tela e faça o upload de uma imagem que o identifique. Depois, é hora de adicionar o título do site ou blog com os respectivos padrões de acordo com a área de atuação do cliente ou da sua ideia.

Em seguida, escolha um tema que se identifique com a proposta de design e vá adicionando imagens e textos. A dica é sempre criar post inéditos e com qualidade no conteúdo, com palavras-chave bem trabalhadas para sempre manter as suas páginas em evidências nos motores de busca.

Melhor Plugin de Auditoria SEO

Personalização do WordPress

A personalização do site ou blog é caracterizada pela identidade, como um slogan descritivo. Seja bem criativo e explore dos temas e plugins disponíveis, com inúmeras opções de design e funcionalidades adicionais.

Para iniciantes em WordPress, a principal orientação é explorar os tutoriais que explicam todos os aspectos da personalização. Dessa maneira, você poderá seguir o passo a passo para criar sites e blogs incríveis, utilizando corretamente todas as ferramentas disponíveis no sistema.

Qual é a diferença entre WordPress.org e WordPress.com?

Basicamente, a principal diferença entre ambos está relacionada com quem hospeda seu site ou blog. No WordPress.org, a responsabilidade é sua, com software gratuito que poderá ser instalado no seu próprio servidor web.

Leia também: WordPress ou Drupral?

Já no WordPress.com, o sistema vai cuidar de toda a hospedagem, ou seja, não haverá a necessidade de baixar o software, de pagar pela hospedagem ou de obter um servidor.

WordPress.org é grátis?

Sim. O usuário fica apenas com a responsabilidade de instalar e manter o sistema, além de obter uma hospedagem do site em wordpress e domínio.

WordPress.com é grátis?   

Em parte, pois é a versão comercial da ferramenta. Se você optar em ter um domínio wnweb.wordpress.com, por exemplo, não haverá custos, mas se preferir um domínio próprio, como wnweb.com.br, com outros layouts e plug-ins, aí sim haverá um custo.  

Assim, após a leitura deste post, certamente você já percebeu que o WordPress é excelente para iniciantes e oferece uma gama de possibilidades para os seus projetos, com flexibilidade e um imenso banco de dados sempre muito bem explicado por especialistas.

Dessa maneira, vale a pena cair de cabeça no sistema e se tornar um desenvolvedor de sites e blogs como se fosse um verdadeiro programador de peso.

E aí, gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.