O que é hospedagem de site e loja virtual e para que serve

Nelson Willian
Nelson Willian
Cofundador da WnWeb e NinjaSEO. Iniciou a carreira como Programador Back-End mas se especializou em Front-end. Atualmente respira Google e Marketing Digital. Sou especialista em SEO e análise de dados. Atuo na área desde 2011.

Índice do artigo

Índice do artigo

Quem possui blog, site ou loja virtual certamente já está familiarizado com essa palavra. Mas você sabe o que é a hospedagem de site e loja virtual e qual sua utilidade?

Primeiramente, vamos explicar a diferença entre domínio e hospedagem, pois ocorrem diversos equívocos entre os termos.

O domínio é o endereço virtual de seu site e a hospedagem é o computador ou local onde fica armazenado os arquivos desse site.

O que é domínio do site

A hospedagem serve justamente para guardar os arquivos. Todos os artigos, imagens e vídeos, enfim todo conteúdo do site fica armazenado e disponível em um servidor denominado hospedagem.

O que é hospedagem de site

Existem 3 tipos mais comuns de hospedagem e cada um apresenta uma enorme diferença de preços, além dos recursos oferecidos. São eles:

  • COMPARTILHADA: Basicamente, seria um servidor para muitos usuários, que compartilham espaço em disco, CPU, largura de banda, entre demais recursos. Nessa modalidade, existe um limite de processador e memória e geralmente só é utilizada por iniciantes, devido a instabilidade e a limitação dos serviços.
  • VPS: são criados inúmeros servidores virtuais, instalados em um servidor dedicado. Na hospedagem VPS o cliente tem acesso Root (de administrador) e é possível personalizar completamente o local de armazenamento. É possível instalar novos Softwares, configurar Firewall e muitas outras adaptações. Dessa forma, é mais fácil acessar os arquivos e o acesso é otimizado. O custo é bem mais “salgado” que a hospedagem compartilhada, porém o VPS oferece um desempenho superior.
  • DEDICADA: esse servidor implica grandes despesas, porém disponibiliza maior flexibilidade e segurança ao site. Nada mais é que um computador físico para cada usuário.

Um fator determinante na hora de escolher a hospedagem é definir seu projeto corretamente. Seja um e-commerce, um blog pessoal online ou um portal de notícias, cada um deve utilizar o servidor adequado para atender suas necessidades.

Acompanhe abaixo os principais segmentos no mercado digital e qual a melhor opção para cada um deles.

  1. BLOG PESSOAL E SITE BÁSICO: é utilizado normalmente o plano compartilhado já que a demanda de tráfego é inferior. Algumas plataformas oferecem o serviço de forma gratuita, principalmente para os iniciantes que não possuem capital mas gostariam de colocar seu site no ar. Porém, existem algumas restrições como a capacidade de armazenamento e performance reduzidas.
  2. BLOG OU PORTAL DE CONTEÚDO: recomenda-se a hospedagem VPS ou dedicada, mas é importante destacar que elas possuem um preço elevado. Contudo, a qualidade é superior pois os recursos como o espaço em disco, a transferência de dados, o número de domínios e as contas de e-mail são bem generosos, por vezes ilimitadas.
  3. LOJA VIRTUAL: também é recomendada uma hospedagem VPS ou dedicada quando se trata de e-commerce pois o tráfego pode variar mensalmente. Também depende do crescimento de seu empreendimento, visto que vai exigir cada vez mais desempenho e funcionalidade.

Após a identificação de seu projeto, é importante estar atento aos recursos que a empresa de hospedagem disponibiliza, bem como:

  • OS PREÇOS: a pesquisa de preços é imprescindível para determinar a empresa que será contratada. Nesse sentido, fique atento à renovação do contrato, pois muitas empresas oferecem um preço abaixo somente para conquistar o cliente e aumentam o valor depois do contrato fechado.
  • SUPORTE AO CLINTE: é bom certificar se a empresa oferece suporte por e-mail, telefone e chat 24h por dia e em português. Sua reputação no Reclame Aqui também é válida para avaliar os serviços prestados pela mesma.
  • EXTRAS: domínio grátis, instalador automático de aplicações (WordPress) e serviço de migração gratuita podem ser relevantes na hora de escolher a melhor hospedagem, por isso se recomenda uma pesquisa de mercado antecipada.
  • GARANTIA: existem empresas que oferecem um teste para avaliar se o servidor atende às necessidades do cliente. Se o resultado não atingir as expectativas, é feita a devolução do dinheiro após 30 dias da realização da compra.

Podemos observar que o armazenamento dos arquivos é fundamental na construção de um projeto digital e é importante verificar uma série de critérios para contratar a melhor empresa de hospedagem, a partir do projeto no qual você está inserido.

É através da hospedagem que o conteúdo de seu site, blog ou loja virtual ficará em segurança e você terá a certeza de um negócio promissor.

Nós temos um servidor dedicado para nossos clientes na limestonenetworks veja nossos planos hospedagem de site ou loja virtual aproveite todos os recursos disponíveis.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *