Marketing no Tik Tok: Como Aumentar Suas Vendas e Tráfego com essa plataforma

Equipe de Marketing
Equipe de Marketing
Equipe de redatores e parceiros que postam artigos em nosso site.

Índice do artigo

Índice do artigo

O que é o TikTok?

O TikTok é um aplicativo que surgiu do nada, foi criado na China, onde é conhecido como DOUYIN e, no resto do mundo, é conhecido como TikTok, .

Quando o TikTok foi criado, causou grande euforia entre os jovens e adolescentes chineses, porque ser um aplicativo de trocas de vídeo e para os jovens isso possui um apelo muito grande.

O TikTok juntou-se ao musical.ly, fazendo com que seus usuários fossem capazes de fazer upload de videoclipes, e sincronizar os movimentos de seus lábios com a música.

Em seguida, os jovens que tinham mais experiência passaram a enviar vídeos originais, o que os levou a influenciar a plataforma.

O TikTok Demorou a se popularizar

tiktok paises

Antes de tudo, podemos dizer que um dos grandes impedimentos que o TikTok teve para tornar seu marketing popular é que a maioria dos vendedores e gerentes de negócios acima de 30 anos não conhecem a plataforma ou sequer ouviram falar dela.

Em segundo lugar, o Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia ordenou a retirada do aplicativo de lojas eletrônicas na Índia

Havia uma grande preocupação, porque não se sabia se o aplicativo era seguro para jovens. O tribunal superior de Madras disse que a pornografia e outras coisas ilícitas deram mais reforço a esse pedido.

A medida durou pouco tempo e foi a público em 22 de abril, depois que o TikTok analisou bem seu conteúdo, removendo mais de 6 milhões de vídeos que supostamente violavam os termos de uso.

Apesar de todos os inconvenientes, o TikTok foi o aplicativo mais baixado durante o ano de 2018 e o primeiro trimestre de 2019.

Quem usa o TikTok?

tik tok quem usa

Primeiro, começaremos com music.ly, que é um aplicativo que apontava para a geração z e com um viés feminino, mesmo esse aplicativo ainda é o preferido pelos jovens, com 66% de seus usuários com menos de 30 anos.

A aplicação Douyin, como é conhecida na China, começou a ser usada em 2017 por jovens. 55% dos usuários tinham menos de 24 anos.

É importante observar que os primeiros usuários do Douyin permaneceram na plataforma à medida que envelheciam. Isso significa que a idade média dos usuários do Douyin aumentou gradualmente.

Em fevereiro de 2018, cerca de 31,8% das pessoas que usavam Duoyin tinham menos de 24 anos, 23,4% dos usuários entre 25 e 30 anos e outros 23,4% dos usuários entre 31 e 35 anos. Mal podemos esperar para ver se o crescimento dos usuários do aplicativo TikTok será igual ao de Douoyin ao longo dos anos. 

Como as marcas podem se beneficiar do TikTok?

empresas tik tok

Para o marketing de empresas usar o aplicativo TikTok, existem três maneiras:

Primeiro, o usuário pode criar seu próprio canal e enviar vídeos que consideram relevantes.

Segundo o usuário pode trabalhar com pessoas influentes para ajudar a divulgar seu conteúdo de forma mais ampla.

Terceiro, o usuário pode pagar para anunciar no TikTok, embora o TikTok não tenha o mesmo escopo que o YouTube. No entanto, pode se tornar mais popular e estável ao longo do tempo.

Geralmente, muitas marcas combinam seus próprios canais e trabalham com pessoas influentes para que o conteúdo de seus produtos seja direcionado a um público maior.

Eles também podem experimentar algumas das ideias em seus próprios canais, como desafios de hashtag, conteúdo gerado pelo usuário e publicidade no TikTok.

O usuário também pode sugerir aos seus influenciadores que compartilhem esse tipo de conteúdo em suas redes.

Como as empresas usam o TikTok no mundo real?

empresas como usar tik tok para marketing

Para verificar como seus concorrentes e outras empresas usam o TikTok, você precisa começar por encontrá-los. Para fazer isso, você precisa usar o recurso “descobrir”. Então, primeiro, toque no ícone de atalho “descobrir” para ir para a tela.

Ok, agora vamos procurar outras contas comerciais no TikTok. A maneira mais fácil de fazer isso é simplesmente digitando uma palavra-chave do seu nicho na barra de pesquisa. Digite sua palavra-chave e toque em “pesquisar”. Uma vez na tela de resultados, toque na guia “usuários”.

Agora, para identificar as contas comerciais no nicho em que você está pesquisando, é necessário procurar contas com marca de verificação.

 Isso significa contas que têm o nome de uma marca, empresa ou negócio, que têm uma imagem ou vídeo de perfil de marca e que têm um público considerável.

Opcionalmente, você pode usar o nome de uma marca ou empresa como a palavra-chave ao fazer sua pesquisa. Isso facilitará sua pesquisa se você já estiver procurando por uma marca ou empresa específica. Agora toque no perfil de uma conta comercial nos resultados.

Analisando um perfil TikTok para uma empresa

Ok, agora é hora de analisar mais detalhadamente os detalhes de uma conta comercial. Esses detalhes, bem como o tipo de conteúdo que você encontrará neles, variarão de nicho para nicho, mas ainda há informações úteis que você pode medir para otimizar sua conta.

Comece identificando quais perfis eles seguem no TikTok. Em geral, a maioria das empresas inclui seus perfis do Instagram. Isso ocorre porque o Instagram também é uma plataforma de descoberta visual para usuários mais jovens e eles sabem que é importante fazer promoção cruzada.

Em seguida, veja a biografia do perfil. As empresas usam esse campo para segmentar palavras-chave de nicho e termos de pesquisa em seu setor. Isso facilita a descoberta por clientes em potencial. Para atrair a atenção dos visitantes do perfil, eles incluem emojis em sua biografia. Isso melhora o apelo visual da bio e de seu perfil em geral.

Por fim, você deve dar uma olhada nos vídeos deles. As empresas usam o TikTok para mostrar seus produtos ou serviços. A Nike Por exemplo posta vídeos de pessoas realizando manobras no basquete, usando seus produtos.

Um perfil de afiliado do Aliexpress, posta vídeos de uso dos produtos e na sessão de comentários os links para compra.

Ao assistir a um desses vídeos, você perceberá que as empresas os usam para mostrar o processo por trás da criação de um produto, ou sobre o uso de um produto, ou sobre os resultados do uso de um produto ou serviço. Isso os ajuda a aumentar a intenção de compra no visualizador e os move pelo funil de vendas!

Por fim, recomendamos que você siga essas contas se elas forem uma empresa em seu nicho. Isso ajudará você a interagir com negócios semelhantes no TikTok, bem como para atingir o público dessas empresas!

Melhores estratégias de marketing no TikTok para aumentar os seguidores

Com o passar dos dias, o TikTok se torna cada vez mais popular no mundo, e agora um grande número de empresas está recebendo tráfego dessa plataforma.

Não é difícil conseguir tráfego de uma plataforma que está em um período inaugural.

Por esse motivo, é necessário ter excelentes estratégias de marketing no TikTok para cada marca conseguir mais seguidores e trafego. 

Realize sua própria pesquisa

Sem sombra de dúvidas, pesquisar e obter informações notáveis de seu próprio nicho continua sendo o fator mais importante para o sucesso.

A primeira coisa a fazer é aprender tudo o que puder sobre seus concorrentes mais próximos.

Você deve conhecer o conteúdo que eles estão criando; você deve conhecer as especificidades sobre o sucesso que obtêm de seus vídeos.

Isso pode ser difícil, mas vale a pena tomar medidas calculadas. É quando você os investiga que é capaz de reconhecer alguns erros que eles podem estar cometendo. Ao preencher esse espaço e fazer as coisas de maneira diferente, você pode se destacar.

Crie conteúdo útil e criativo

Uma das maneiras mais divertidas de ver o que gostamos nas redes sociais é através dos vídeos que se tornaram super populares hoje.

Mas para atrair nosso público e promover nossos produtos com sucesso, precisamos criar vídeos de conteúdo com alto grau de utilidade e muito criativos. Dessa forma, podemos manter nossos seguidores interessados.

Nosso vídeo deve parecer altamente interessante para que nosso conteúdo chame a atenção e possa agregar valor aos nossos usuários.

Use sua criatividade. Lembre-se de que as pessoas usam redes sociais diferentes para se divertir, portanto, não envie vídeos que chateiam o espectador.

Tenha parceiros

De fato, se você se dedica a fazer seus negócios sem parceiros, haverá momentos em que a parceria com os outros é inevitável.

Se você encontrar alguém no mesmo nicho que você, poderá compartilhar ideias.

Você pode criar uma coisa que nunca fez e aumentar o seu tráfego. Eles também podem aprender algo com você que pode ser útil.

Ser consistente

O TikTok recebe o prêmio no que diz respeito ao entretenimento, faça o que for necessário para garantir uma atualização regular dos seus vídeos e seja consistente da mesma forma que faria se estivesse criando um blog.

Melhore a participação de seus seguidores

Como você faz isso? Aqui estão algumas ótimas dicas:

Faça uma pergunta

É simples fazer perguntas onde você se preocupa com seus fãs, por exemplo. Como o clima frio faz você se sentir? Esse tipo de pergunta fará com que eles se sintam comprometidos e amados e fará com que eles sigam seus vídeos fielmente.

Esse é o tipo de marketing necessário. Então faça perguntas abertas regularmente.

Peça aos seus seguidores para escolher

Envolva seu público-alvo, fornecendo-lhes opções para escolher sobre algo, podem ser temas de vídeo por exemplo. Quando eles responderem, Já estarão comprometidos.

Peça que eles escolham uma posição em algumas questões controversas da vida, isso é muito útil porque um debate será gerado.

Não se coloque ao lado de nenhum de seus seguidores. Permita que eles discutam por conta própria, enquanto você desempenha o papel de moderador.

Faça suas publicações quando seus fãs estiverem online

Pesquise e identifique a hora em que seus fãs estão online. Dessa forma, ao publicar seus vídeos naquele momento, você ganhará mais espectadores.

Interaja com outras marcas

Isso é muito benéfico porque, interagir com outras marcas, permite divulgar sua marca a um público-alvo que não foi possível alcançar e parte do tráfego gerado resultará em vendas.

Lembre-se de que deve compartilhar conteúdo útil.

Habilite Comentários

Você precisa ter comentários para permanecer notável para o seu público; é aí que você sabe se eles amam o seu conteúdo ou não.

Você deve fazer perguntas onde eles possam dar respostas sinceras. Por exemplo, onde você deve melhorar especificamente em seu próximo desafio, seu público será rápido em fornecer sugestões significativas.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *