Curva ABC: trabalhe com clientes e produtos

Giovanna Quaresma
Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.

Índice do artigo

Índice do artigo

Neste post, falaremos sobre a Curva ABC. Ainda não conhece? Então, continue lendo para descobrir os seus segredos!

Dentre os motivos que fazem uma empresa quebrar nos seus primeiros 5 anos de vida são a falta de conhecimento sobre seus clientes, falta de conhecimento sobre o capital de giro necessário para abrir o negócio, dentre outros.

Com certeza, você não quer fazer parte disso, certo? Para que isso não ocorra, é preciso realizar a administração do seu empreendimento online. Esse planejamento pode ser feito usando um planejamento das despesas ou até a gestão do seu estoque.

Especialmente nisso, existem certos instrumentos que podem auxiliar a coordenar os produtos pertencentes ao estoque e, dessa forma, aperfeiçoar os processos de vendas e reduzir os gastos. E é a curva ABC!

O que é a Curva ABC?

A curva ABC é um jeito de categorizar estoques. O objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes para a loja. O interessante é que também é possível usá-la para clientes! Saber sobre a sua curva ABC é muito importante para fazer uma análise da sua loja, inclusive para promoções e ações de marketing.

Ela é dividida em 3 curvas ou categorias (A, B e C). Na curva A, estão os seus produtos mais vendidos, aqueles que precisam de renovação de estoque frequente e são os favoritos do público. Na curva B, estão seus produtos que representam 15% do seu faturamento. E a curva C seriam os produtos que ficam encalhados no estoque e representam 5% das vendas totais.

Os produtos da curva B e C são responsáveis pela estabilidade do negócio e auxiliam no aumento do tíquete médio. Dessa forma, eles servem como complemento na hora da venda do primeiro grupo.

Curva ABC de produtos

Para montar a curva ABC do seu e-commerce, é importante considerar todo os seus produtos armazenados em, mais ou menos, um período de 12 meses.

A curva ABC de produtos pode ajudar no estoque. Essa estratégia de planejamento pode oferecer a oportunidade de fazer uma representação gráfica do comportamento do seu estoque, dessa maneira, é possível conhecer quais são os produtos que devem ter prioridade no negócio.

A iSET, plataforma de e-commerce, facilita muito o controle de estoque em suas lojas virtuais hospedadas. Nela, é possível escolher a forma como se deseja controlar o estoque na loja, além de definir se deseja habilitar ou desabilitar controle de estoque de atributos / variações. Legal, não é?

Desse modo, fica muito mais fácil para definir quais são as categorias que merecem atenção no seu e-commerce. Além disso, quando o gestor consegue perceber quais são os itens de maior valor e impacto no estoque, ele pode descobrir se há necessidade de expandir as opções de oferta de fornecedores.

Com os dados obtidos pela curva ABC de produtos, é possível definir quais produtos serão a prioridade e, então, criar estratégias para elevar os lucros obter melhores resultados.

No caso do grupo A, que são os mais procurados, você já deve saber que eles não poderão faltar. A ideia aqui é aproveitar a informação adquirida com a curva e monitorá-los para nunca esquecer sua reposição— e fazê-la com antecedência.

Curva ABC de clientes

A curva ABC, quando usada para analisar os clientes de sua loja virtual, pode proporcionar uma boa oportunidade de classificação!

Dessa maneira, é possível que você separe os seus clientes nos três grupos, sendo postos da seguinte maneira:

O primeiro grupo (A), é destinado àqueles clientes que proporcionam mais lucro ao seu empreendimento. Eles representam 80% do seu lucro. São os que investem nos itens mais caros e têm mais regularidade no seu negócio.

No grupo B, estão os clientes que têm uma influência intermediária, nesse contexto, eles representam 15% do seu faturamento. E o C, aqueles que quase não frequentam o seu estabelecimento ou que sempre escolhem os produtos mais baratos. Eles são responsáveis por 5% do seu rendimento.

Ao usar a curva ABC para classificar os clientes, você poderá preparar atendimentos específicos para cada tipo de pessoa. Por isso, é importante que essa categorização não seja muito simples. 

Conhecendo melhor os seus clientes, você poderá pensar, por exemplo, em estratégias para fidelizar o grupo A e converter os consumidores do grupo C.

A curva ABC traz muitos benefícios para o lojista online, principalmente como uma forma de ter uma perspectiva mais ampla sobre o seu e-commerce, não só tratando dos materiais do estoque, como também da maneira de lidar com os clientes!

A iSET surge novamente como exemplo na questão de gestão de clientes. Na plataforma é possível realizar total gestão de seus clientes, cadastrando novos e até editando e excluindo os existentes da base, além de muitas outras ferramentas.

Agora, tenho certeza de que você, entendendo melhor sobre a Curva ABC e sabendo como usá-la e suas vantagens, já pode aplicar essa estratégia na sua loja virtual e ver suas vendas e seu lucro crescendo!

Boa sorte e boas vendas!

Gostou do nosso conteúdo sobre a importância de ter um sistema de gestão de frete integrado ao seu e-commerce? Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog!

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *