Como o marketing de conteúdo auxilia na estratégia de Inbound Marketing

Equipe de Marketing
Equipe de Marketing
Equipe de redatores e parceiros que postam artigos em nosso site.

Índice do artigo

Índice do artigo

Muitas vezes, quando uma empresa pensa em investir em marketing digital, é difícil entender as diferentes estratégias, assim como compreender como elas se relacionam.

É importante pensar que, independente da estratégia de marketing digital adotada, é possível mesclar as diferentes dicas e pontos que ocorrem em cada uma delas, como uma maneira de garantir que os seus objetivos sejam atingidos.

Dessa forma, além de aproveitar o lado positivo e que, efetivamente, gera resultados, é possível chegar às suas metas de maneira mais eficiente.

Isso só parece ter lados positivos, não é mesmo? Entenda um pouco mais sobre como funcionam essas estratégias.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração. Diferente do marketing tradicional, o seu principal objetivo é atrair os possíveis consumidores até as suas páginas.

Ou seja, o indivíduo pode chegar até a empresa por conta de algum conteúdo publicado, não necessariamente para comprar algo, mas para entender mais sobre algum assunto e tirar as suas dúvidas.

Essa técnica é a ideal para os dias de hoje, uma vez que, cada vez mais, as pessoas têm usado os mecanismos de busca para responder às suas dúvidas, por mais simples que sejam.

No Inbound Marketing é possível investir na automação de marketing, para que todos os processos sejam agilizados, otimizando o tempo da empresa, assim como o de seus funcionários.

O que é marketing de conteúdo?

O principal objetivo do marketing de conteúdo é educar o seu público. Para isso, são criados conteúdos específicos, em diferentes formatos. Os principais deles são:

  • texto: blog post, e-books;
  • vídeo: webinars;
  • imagem: infográficos.

A principal ideia dessa estratégia é que, com o tempo, o indivíduo que a utilize para realizar as suas pesquisas, encare a marca não apenas como uma referência, mas também que se transforme em um cliente, comprando os produtos ou serviços que a empresa oferece.

Por exemplo, dentro do marketing de rede, é possível abordar conteúdos de diferentes para atingir o público que realiza essas buscas. Dessa forma, é possível garantir que a dúvida ou preocupação do indivíduo seja respondida.

Como conciliar as duas estratégias?

Conciliar diferentes estratégias de marketing pode ser muito benéfico para as empresas, principalmente para aquelas que buscam atingir um maior número de pessoas, gerando mais leads e, consequentemente, mais vendas.

Para as empresas que trabalham com marketing em uma plataforma marketplace b2b, por exemplo, é vantajoso investir em marketing de conteúdo para educar o seu público, assim como para fazê-los entender a importância dos produtos e serviços que a sua empresa dispõe.

A verdade é que o marketing de conteúdo e o Inbound Marketing são estratégias complementares, ou seja, um depende do outro para que seja bem-sucedida.

Ou seja, através dos conteúdos que a sua empresa produz, é possível fazer com que o usuário entenda a importância de realizar a importação de alguns produtos, principalmente se as suas vendas são de produtos específicos ou de grandes empresas.

A atração dos possíveis clientes para a página da empresa é feita toda baseada no conteúdo que ela produz. Entretanto, apenas produzir um texto não é eficiente para que a página seja encontrada.

Para isso, é necessário alinhar a produção junto aos conceitos do Inbound Marketing. Os principais deles são: estudo de persona, mídias digitais, CTA, SEO. Além disso, construir um site com um bom layout, assim como ter uma boa responsividade, são estratégias do Inbound.

Uma vez que o Inbound Marketing não teria forças para ir adiante sem os conteúdos que foram produzidos, para que as estratégias de Marketing de Conteúdo sejam satisfatórias, é importante entender também como funciona o funil de vendas, a captura de leads e até mesmo a jornada de compra do usuário.

Com esses pontos, fica claro como adotar as duas estratégias ao mesmo tempo pode ser muito positivo para a sua empresa, não é mesmo? Além de auxiliar na captura de leads, também ajuda a fidelizar os seus clientes, por conta do bom relacionamento que foi estabelecido.

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Marketing para Indústria

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *