A importância de uma plataforma de e-commerce de qualidade para o SEO de um empresa

Giovanna Quaresma
Giovanna Quaresma
Graduando Letras na UFMG, estagiária no Sucesso do Cliente na iSET e amante de gatos.

Índice do artigo

Índice do artigo

O SEO tem o poder de atrair cada vez mais visitantes qualificados ao seu site sem precisar investir em mídia. No caso de um e-commerce, o SEO tem um impacto realmente significativo nas vendas.

Quanto mais usuários verdadeiramente interessados no que você oferece visitando o seu site, maior é a possibilidade de ver as taxas de conversão subirem e as vendas aumentarem, tudo isso graças ao SEO!

Por isso, ele é muito importante para uma empresa. E, para que essa estratégia dê certo para o seu negócio, é preciso ter uma plataforma de e-commerce de qualidade, e é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Você não vai deixar usar essa estratégia, não é? Se você está em busca de dicas para aplicar no seu site, você também está no lugar certo! 

Preparamos este post para você saber a importância de uma plataforma de e-commerce de qualidade para o SEO de um empresa. Vamos lá?

O que é SEO?

Primeiramente você deve saber o que é SEO. SEO é a sigla das palavras (Search Engine Optimization), que no bom português seria Otimização para Motores de Busca, em tradução livre.

De forma geral, estratégias de SEO são estratégias que tem como objetivo aumentar os números de vezes em que sua loja é encontrada em motores de busca, como e principalmente, o Google.

Talvez você já até saiba o que o SEO é, mas você já sabe exatamente o que é essa otimização?

Os fatores de rankeamento do Google foram evoluindo, e ele passou a identificar más práticas. Esse motor de busca quer oferecer o melhor resultado para o que as pessoas buscam. Nada mais justo, certo?

Esses algoritmos que identificam más e boas práticas visam valorizar os sites que oferecem a melhor experiência para o usuário, e penalizam aqueles que tentam ludibriar o buscador.

E é assim que alguém que deseja ter um bom SEO para seu e-commerce deve pensar. Oferecer conteúdos de qualidade, um layout agradável, uma navegação eficiente, entre algumas outras ações são estratégias que fazem o SEO de uma loja virtual melhorar.

Trabalhar esses itens enviará sinais ao Google de que você está oferecendo uma ótima experiência para as pessoas e que seu site é uma referência para o seu público. Experiência do usuário é hoje a essência do SEO.

Importância do SEO para seu e-commerce

Agora que você já sabe o que é o SEO você já deve ter percebido a importância dele para o seu e-commerce

Já está mais do que provado que os usuários não passam dos primeiros resultados da busca para encontrar a resposta que desejam. Então, se você estiver bem posicionado, têm grandes chances de receber o clique e solucionar o problema da pessoa.

Além disso, você pode conquistar a confiança do usuário, por solucionar um problema dele. Atrair tráfego orgânico, sem investimento em mídia e atrair tráfego qualificado, de pessoas com interesse claro pelo seu conteúdo são outras vantagens que se ganha ao trabalhar com o SEO.

Consegue perceber os benefícios que você conquista neste processo? Ainda não? Bom, com o SEO, a sua loja virtual ganha autoridade no mercado, estando à frente dos concorrentes. Muito bom, não é?

Agora separei algumas dicas rápidas para melhorar o SEO do seu e-commerce. Confira!

Palavras-chave no funil de vendas

O processo de SEO sempre começa com a pesquisa de palavras-chave. Usá-las no site torna seu conteúdo encontrável pelo usuário que faz uma busca no Google

Título das páginas

Depois de pesquisar as palavras-chave, é preciso inseri-las nas suas páginas de forma inteligente, para que o Google compreenda seu assunto principal. O título (tag <title>) é o carro-chefe do SEO On Page, então a palavra-chave deve aparecer nele.

Lembre-se de não passar dos 63 caracteres, que é apenas o que o Google exibe.

URLs amigáveis

Prefira uma estrutura de URLs simples e compreensível, que descreva claramente o conteúdo da página e, se possível, a categoria em que está inserida.

Se você deseja saber mais dicas úteis sobre posicionamento no Google, confira o post do blog da iSET: ‘’Guia prático: Como colocar seu site na primeira página do Google’’.

A importância de uma plataforma de e-commerce de qualidade para o SEO

Muitas pessoas perguntam qual a melhor plataforma de e-commerce para trabalhar com SEO. A resposta é simples: uma plataforma de e-commerce com SEO amigável.

Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Estar posicionado na primeira página dos mecanismos de busca é maravilhoso. Contudo, para isso acontecer é preciso seguir as boas práticas do SEO. E para isso sua plataforma deve adequar-se.

A iSET, por exemplo, é uma plataforma que sempre está na vanguarda das boas práticas de SEO. Muitas das otimizações são automáticas ou semi-automáticas (permitem personalização) enquanto várias outras você possui total controle.

Alguns recursos de SEO são URL amigável, sitemap, controle de Meta Tags a níveis global, categorias e produtos, fotos de produtos renomeadas automaticamente, nuvem de tags, integração com Google Analytics e Adwords, e muito mais. Interessante, não é?

Você já deve estar ligado sobre como o SEO é importante para um e-commerce, mas você saiba que, segundo um estudo realizado pela VTEX, em média 49% do tráfego do e-commerce é oriundo de buscadores, como Google. 

Ao mesmo tempo, sabemos que 75% dos usuários não passam da primeira página de resultados na hora de fazer uma pesquisa na internet. 

Neste cenário, fica clara a importância de uma plataforma de e-commerce otimizada para reduzir investimentos em anúncios e aumentar as vendas.

Existem algumas coisas que se deve pensar sobre SEO ao contratar uma plataforma de e-commerce. Caso seu objetivo seja que sua loja virtual tenha a capacidade de alcançar bons resultados em SEO, é preciso de uma plataforma de qualidade que tenha as seguintes características:

Title e Meta Description editáveis

Sua plataforma precisa permitir a personalização de títulos SEO, de palavras-chave e a inserção de textos, como as descrições de produtos.

Um fator de ranqueamento é a presença dos termos-chave nas chamadas heading tags do código-fonte do site, expressas hierarquicamente em h1, h2, h3, etc. A mais importante dessas é a h1, correspondente ao título principal da página. 

A Meta description é o texto exibido em cada site quando ele aparece na página de resultados. Junto ao título, esse é um dos principais fatores que vão fazer com que a pessoa decida clicar ou não naquela opção.

Em lojas virtuais hospedadas na plataforma de e-commerce iSET, é possível personalizar Título da Página do produto, as Palavras Meta do produto e a Descrição Meta do produto. Quando estes campos não são personalizados, a plataforma gera de forma automática com base nas informações do produto.

As Palavras Meta também são utilizadas para a busca interna da plataforma, podendo ser utilizadas como nomes e termos adicionais para se encontrar um produto internamente. Legal, né?

Possibilidade de preenchimento ou de adicionar o atributo ALT na Tag imagem

A tag alt text corresponde ao texto que será exibido caso a imagem não consiga ser carregada e é uma das principais maneiras como os mecanismos de busca identificam o conteúdo desse elemento.

A iSET vem como exemplo novamente nesse quesito. A plataforma permite que sejam criados Grupos de Tags que atendem a múltiplos propósitos nos produtos cadastrados na loja virtual.

É possível definir múltiplos valores para cada Tag. Por exemplo, uma loja que vende filmes pode criar um grupo chamado “Artista” e informar os principais artistas como valores deste grupo, de forma que possa ser filtrado em sua loja todos os filmes que tenham determinado artista.

Possibilidade de criar categorias e subcategorias com relação com a a URL

A categorização dos seus produtos é extremamente importante. Além dela servir para ajudar o cliente a navegar em sua loja virtual, você também pode usá-la para atrair tráfego orgânico.

Dependendo dos produtos da sua loja, você pode usar palavras-chaves que têm busca como nome das suas categorias.

Opte por uma plataforma que possibilite o gerenciamento de categorias, permitindo cadastramento, edição e organização das mesmas em ordem alfabética ou manual. Possibilidade de organizar as árvores de categorias com níveis e sub-níveis ilimitados, assim como o cadastramento de Título e Subtítulo das categorias.

Muito relevante para o Google, a URL indica o assunto ao qual a página se refere. Opte uma plataforma de e-commerce com SEO amigável que gere links simples, compreensíveis e que contenham a palavra-chave relacionada ao produto ou página em questão. 

A iSET permite a personalização da URL gerada pela loja e a definição de um CSS personalizado para categorias especiais, alterando por completo o layout da loja. Além disso tudo, também é possível personalizar o título, a descrição e as palavras meta para SEO.

Sendo assim, a  melhor plataforma para e-commerce é aquele que se pode trabalhar as otimizações para os buscadores. Deste modo, dependendo da sua experiência, conhecimento e objetivo, uma dada plataforma pode ser mais ou menos adequada para você.

Por isso, antes de escolher, veja as especificações de cada uma, procure comentários sobre ela, avalie o quanto você está disposto a investir e mais importante: consulte, leia, busque sobre SEO para então você poder avaliar qual a melhor plataforma para e-commerce para você.

Gostou desse conteúdo? Continue aprendendo sobre e-commerce e estratégias de venda lendo o post “Google AdWords: como montar campanhas de sucesso para e-commerce?“.

Espero ter ajudado você a resolver suas dúvidas, siga as dicas que demos no post e tenho certeza de que você fará muito sucesso vendendo online! Até mais!

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

Compartilhe este conteúdo.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *