Uma hashtag é formada por uma combinação de letras e números, que são colocados à frente do símbolo # (por exemplo, #tbt). Elas são usadas para categorizar determinado conteúdo, ajudando a encontrá-lo em meio a tantas informações na internet.
Hashtags são clicáveis. Quando uma pessoa clica sobre uma hashtag ou faz uma pesquisa digitando-a na barra de busca, será direcionado a uma página onde estarão todas as publicações feitas utilizando-a.
Por que usar hashtags do Instagram?
Aplicar uma hashtag em sua publicação ou story fará com que seu conteúdo seja classificado e exibido em uma página com todos que usaram a mesma hashtag que você e que são relevantes.
Muitas pessoas seguem hashtags, por terem interesse em determinado nicho ou produto. Quando suas publicações possuem essa marcação, seu conteúdo é exibido para elas, mesmo que não sigam sua página.
O resultado, como pode se imaginar, é o maior alcance qualitativo de seus posts, pois quem recebe o conteúdo está realmente interessado nele. Isso aumenta também seu número de seguidores, quando bem planejado.
Os diferentes tipos de hashtags mais usadas no Brasil
Compreender os diferentes tipos de hashtags e seus públicos correspondentes é a chave para o desenvolvimento de uma estratégia de hashtag eficaz para o Instagram:
Hashtags da comunidade
Como o próprio nome sugere, a hashtag de comunidade é aquela que reúne diversos usuários em torno de um interesse comum em um só assunto. É um excelente caminho para se conectar a outras pessoas, facilitar a localização do seu conteúdo e ganhar seguidores.
Hashtags de marca
As hashtags de marca são mais específicas e visam agregar mais valor ao seu negócio, fortalecendo sua presença online e o vínculo com os seus clientes. É mais sobre sua identidade do que a marca em si, mas agrega aos dois.
Hashtags de campanha
As duas hashtags anteriores são mais duráveis e podem trazer resultados esperados em um período mais longo de tempo. Já a hashtag de campanha é passageira e não deve durar mais que alguns dias ou semanas.